A Ambipar, empresa de gestão ambiental, inaugurou um sistema de captação, tratamento e reúso de água da chuva no complexo industrial da companhia, localizado em Nova Odessa, SP. O equipamento tem capacidade de armazenamento de 60 mil litros e, levando em conta o índice pluviométrico da região, em torno de 1317,1 mm/ano, a expectativa é a reutilização de 1,5 milhão de litros por ano para abastecer os caminhões pipas destinados a atendimento emergencial, combate a incêndio, limpeza predial, higienização de veículos, máquinas e caminhões, irrigação de áreas verdes e eventuais utilizações para uso potável.

Para o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Gabriel Estevam Domingos, a reutilização de água de chuva no complexo proporciona economia no consumo de água potável.

“É uma forma de preservar o recurso, principalmente em momentos de crise hídrica ou na situação atual, em que o principal reservatório do Estado de São Paulo encontra-se em baixa, com 51,5% da capacidade”, afirma.

O sistema conta com tratamento da água para reutilizar em fins potáveis ou não potáveis, bem como o sistema de captação (calhas, dique e tubulações), sistema de descarte dos primeiros minutos de água, componentes filtrantes, purificadores, armazenamento de água bruta e tratada, painel de comando e controle automatizado, que também funciona de forma remota como pelo aparelho celular.

O complexo de PD&I também atende aos indicadores ambientais. O espaço conta com uma horta colaborativa de produção de hortaliças e legumes orgânicos, área verde (grama, árvores nativas e sistema de drenagem) que é regado com a água de reúso e contém compostagem dos restos de alimentos orgânicos do restaurante como adubo para terra. O piso é ecológico, feito de resíduos reciclados, conta com luz solar natural, mural de exposição de artigos, prêmios, produtos ecológicos desenvolvidos e patentes registradas. E também um painel de cálculo e neutralização da pegada de carbono de pessoas e empresas, tornando-se, assim, um núcleo inovativo e sustentável para o desenvolvimento de projetos clean techs.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024