A Saneago, empresa que atende 5,7 milhões de pessoas com água tratada em Goiás, implantou a solução ABB Ability Digital Powertrain para melhorar a eficiência energética e a confiabilidade de quatro estações de bombeamento. A instalação de inversores de frequência de velocidade variável e motores de alta eficiência permitiu uma redução de 25% no custo de energia elétrica para tratamento de água. Além disso, o monitoramento remoto baseado em condições dos ativos também garante um abastecimento seguro para milhares de pessoas e indústrias no Estado.

O projeto começou com estudo de eficiência energética que indicou o potencial da Saneago para economizar mais de 6000 MWh por ano - cerca de US$ 700 mil. A ABB entregou essa economia por meio de seu parceiro e integrador de sistemas, BEU Engenharia. Foram instalados 15 motores de alta eficiência e 15 inversores de frequência dedicados à água ACQ580 para controlar a velocidade e o torque das bombas.

Para ajudar a Saneago a melhorar a confiabilidade e robustez de seus equipamentos e operações, a ABB instalou sensores inteligentes nas bombas e motores e a ferramenta de monitoramento remoto NETA-21 nos drives. Os sensores e o NETA-21 fazem parte da oferta ABB Ability Digital Powertrain, que permite o monitoramento remoto de drives, motores, bombas e rolamentos.

“Uma de nossas maiores despesas operacionais é o custo com energia para bombear a água”, relata Osmar Qualhato Junior, Supervisor de Gestão de Energia da Saneago. “A instalação do Digital Powertrain da ABB atingiu o objetivo de melhorar a eficiência energética em nossas operações. O monitoramento remoto também nos dá novos e poderosos recursos para obter uma visão mais profunda e uma melhor visão geral de todos os equipamentos, 24 horas por dia. Agora podemos agir com antecedência, antes que ocorra qualquer falha nas plantas”.

“Os produtos de alta eficiência da ABB com nossas soluções digitais são a combinação perfeita para o segmento de água e saneamento”, diz Rodrigo Teixeira, gerente do segmento de água e saneamento da ABB Motion Brasil. “Além da economia de energia, os operadores de água podem cortar custos de manutenção e melhorar a confiabilidade das operações”.

Os sensores inteligentes já ajudaram a detectar um caso de vibração excessiva do motor, que foi corrigido antecipadamente, evitando grandes danos e economizando tempo, dinheiro e problemas consideráveis.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024