Cerca de 24.680 lâmpadas fluorescentes já foram descartadas corretamente para reciclagem entre janeiro e abril de 2021, na Bahia. A ação ocorre através do programa Reciclus, que busca abranger toda a sociedade em um amplo movimento elaborado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil para produzir a destinação final apropriada. Isso assegura que os materiais não estão sendo descartados em locais errados. Há 10 anos atuando com retorno sustentável e quatro anos trabalhando com logística reversa de lâmpadas no estado, a empresa Cicloteo é responsável por realizar a coleta de resíduos nocivos para o meio ambiente e efetuar o tratamento.  A iniciativa ocorre de forma gratuita através de coletores em pontos comerciais para o descarte desse material.  São recolhidos diversos tipos de lâmpadas, como fluorescentes, LED, mista, HD, multi-vapor metálico, vapor de sódio, luz mista e vapor de mercúrio.

De acordo com o responsável técnico ambiental da Cicloteo, Oseias Teodoro, o descarte irregular das lâmpadas pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde. A quantidade de mercúrio presente somente em uma lâmpada fluorescente contamina cerca de 20 mil litros de água e por meio da ingestão desse líquido infectado e de alimentos absorvidos irrigados com ela, pode chegar ao organismo trazendo problemas nos pulmões, rins, fígado e todo o sistema nervoso central.

Na Bahia existem 83 pontos de coletas espalhados no estado. Após as coletas, as lâmpadas são tratadas e os componentes reciclados. O reaproveitamento ocorre com os insumos gerados no processo, que são inseridos na indústria como matéria-prima. “O processo ocorre com a inserção das lâmpadas no maquinário, onde é realizada a quebra e sopro dos componentes, posteriormente ocorre a separação por peneiramento de acordo com a granulometria, sendo o pó de fósforo contendo mercúrio tratado e o mercúrio retido nos filtros”, explica Teodoro sobre o processo de separação dos componentes.

Além da coleta gratuita para a população, a recicladora já atendeu empresas na Bahia e Sergipe como Ford, Cetrel, Nestle e Bridgestone e GRI.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024