A Atibaia Saneamento inaugurou na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Estoril um sistema de reciclagem interna de efluente tratado do desaguamento do lodo. Anteriormente esse recurso era devolvido ao Rio Atibaia após o tratamento e a empresa consumia cerca de 30 m³ diários de água potável nos processos de preparação de polímero e lavagem do decanter centrífugo.

Com capacidade de 200 L/s, a ETE Estoril utiliza tecnologia de lodos ativados por batelada sequencial e sistema de aeração por ar difuso. A estação está em fase de ampliação e modernização, que aumentará sua vazão para 300 L/s.

De acordo com Indiara Jogas, gerente operacional da Atibaia Saneamento, após passar por um adensador hidráulico, o lodo é submetido a um decanter com capacidade máxima de 12 m³/h. A separação sólido-líquido acontece no interior de um tambor rotante com formato cilindro/troncocônico, em cuja superfície interna se deposita a fase sólida, mais pesada, que é descarregada de maneira contínua pela rosca interna, enquanto a parte líquida retorna para a ETE. No produto que alimenta a máquina é adicionado um polieletrólito (polímero catiônico) com características específicas para melhorar a separação sólido/líquido.

Reutiliza-se o volume de 720 m³ para a preparação de polímero e 180 m³ para a lavagem do decanter centrífugo mensalmente. A água potável é fornecida pelo SAAE - Saneamento Ambiental Atibaia, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, com quem a concessionária possui uma PPP - Parceria Público-Privada. O total investido no projeto foi de aproximadamente R$ 22 mil. O valor foi recuperado logo no primeiro mês após a execução do projeto, devido à economia de 78% no consumo de água potável.

O lodo desaguado com 20% de sólidos da ETE Estoril é destinado a uma empresa especializada em soluções ambientais, que faz a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, transformando-os em adubos e fertilizantes ricos em nutrientes através do processo de compostagem.

A Atibaia Saneamento conta com mais quatro estações (Cerejeiras, Palmeiras e Jerônimo de Camargo I e II). Está em construção a ETE Caetetuba, que terá capacidade de tratar 70 L/s. Responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo 143 mil pessoas, a Atibia Saneamento faz parte da Iguá Saneamento desde 2017, controlada pela IG4 Capital, presente em 37 municípios brasileiros.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024