O Semae - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto, SP, interrompeu por três dias o fornecimento de água para dar continuidade às obras de reforma e ampliação da estação de tratamento. O objetivo é aprimorar as condições operacionais do sistema e evitar possíveis paradas não programadas dos equipamentos. Dentro do planejamento de reparos, a estação ganhou a instalação de um lavador de gases novo.

Segundo Vlademir Acácio Arthuso, encarregado de assistência técnica e montagem da Fluid Feeder, empresa especializada responsável pela instalação dos equipamentos, o trabalho em Rio Preto consistiu na montagem de um lavador de gases para depuração de gás cloro, em caso de vazamentos. “Esse lavador faz a depuração do ar para que não contamine a atmosfera e nem o local em que está instalado, ou seja, ele protege tanto o meio ambiente quanto as pessoas”, explica o técnico.

Arthuso detalha que a colocação do novo sistema englobou o recebimento dos materiais e a montagem geral do aparato, que envolveu a colocação de tanque de solução, fixação de bombas centrífugas para a circulação de soda cáustica, fixação de exaustor para fazer a sucção do gás cloro dentro da sala de cloração, montagem das torres, chuveiros de lavagem, e de toda a infraestrutura elétrica e de painéis.

Logo após a montagem dos aparelhos, foram feitos os testes de funcionamento, de estanqueidade no equipamento e do funcionamento das bombas e exaustores. Também foram avaliados os controles automáticos com pHmetros e sensores de nível e de fluxo.

Após o equipamento ter sido testado e validado, foi dado o treinamento para os operadores. “Esse treinamento serviu para apresentar como é o funcionamento do sistema, o que eles devem fazer, a parte de detecção de gás cloro, o funcionamento com relação ao pH da solução, que nível deveria estar para poder funcionar corretamente, os períodos em que o equipamento é ligado no automático, o timer, os testes manuais de ligar os equipamentos e o teste automático simulando o vazamento de cloro”, finaliza Arthuso.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024