A Scania celebra 65 anos no Brasil reforçando suas ações de descarbonização e uso eficiente de recursos naturais na planta. Entre as iniciativas inauguradas em 2022, a fabricante sueca destaca a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes, investimento que permitirá que quase a totalidade do processo produtivo da planta seja abastecido com água de reúso e que seu excedente seja cedido para o município de São Bernardo do Campo, SP.

“Reduzir o impacto ao meio ambiente é uma obrigação, uma questão de responsabilidade, algo que faz parte dos valores da Scania e da agenda do nosso negócio”, diz Gustavo Bonini, Diretor de Relações Institucionais da Scania Latin America. “Com a implantação da ETE, conseguimos tratar de maneira mais eficiente a questão da água, bem como dar um destino nobre para o excedente por meio do anúncio do Protocolo de Intenções para viabilizar a cessão da água para a prefeitura”, diz.

Signatária da Rede do Pacto Global no Brasil desde 2019, a Scania é comprometida com a Agenda 2030 e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e, mais recentemente, aderiu ao Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética para impulsionar a universalização do acesso à água e saneamento e a promover a proteção e recuperação das bacias hidrográficas, incluindo mananciais e reservatórios.

A ETE vai tratar todos os efluentes produzidos internamente, domésticos e industriais, e adicionalmente irá reaproveitar água, sendo parte desse volume reutilizada nos processos da Scania e parte excedente cedida ao município de São Bernardo do Campo.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024