Um scrubber e dois tanques fabricados pela Tecniplas fazem parte da infraestrutura pertencente à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto La Farfana. Situado na Região Metropolitana de Santiago, no Chile, o complexo foi construído pelo grupo francês Suez e tem capacidade para tratar 8,8 m3/s de efluentes e atende metade da população da capital chilena, algo em torno de 3,7 milhões de pessoas.

De acordo com Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas, todo o biogás gerado pela ETE é dessulfurizado por meio da tecnologia Thiopaq, da Paques Brasil. “O biogás tratado é enviado para o uso em caldeiras. Uma parte passa pelo processo de purificação para chegar ao biometano e, na sequência, alimentar a rede de energia da Metrogás, concessionária que atende Santiago”, detalha.

Com 19,6 m de altura, 2 m de diâmetro e 60 m³ de capacidade, o scrubber produzido pela Tecniplas e instalado na ETE La Farfana opera sob uma pressão de 50 mbar. “Tem como função a retirada das impurezas do biogás. O gás puro, então, passa a ser ideal para a combustão e geração de energia ambientalmente amigável”, explica Rossi.

Em relação aos dois reservatórios, ambos trabalham sob pressão atmosférica, sendo que o maior (tanque reator) tem 7 m de altura, 4,2 m de diâmetro e capacidade de armazenamento de até 92 m3, enquanto o menor (tanque sedimentador), de 6 m3, tem 6 m de altura e 1,2 m de diâmetro.

Todos os itens produzidos pela Tecniplas para esse projeto foram fabricados de acordo com a norma ASME-RTP1, que se refere aos cuidados na manufatura de equipamentos de PRFV – Plástico Reforçado com Fibra de Vidro resistentes à corrosão, e com as normas NCh 432 e NCh 2369, que consideram nos projetos as cargas de vento e os requisitos para a construção em regiões sujeitas a abalos sísmicos.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024