A Aquastar, empresa brasileira com sede em Campo Largo, PR, forneceu 15 estações elevatórias compactas Aqualift para o projeto de despoluição da Beira Mar Norte, em Florianópolis, SC, realizado pela Casan e Consórcio Fast/CFO. A obra compreende um trecho de 3,5 km, com vazões de até 150 L/s.

Além da soleira negativa, o projeto teve desafios como a geologia (as elevatórias ficam ao lado do mar e as solicitações mecânicas trazem riscos de flutuação, em decorrência da oscilação dos mares e alto nível do lençol freático) e o curto tempo de projeto, execução e fabricação. A integração de trabalho entre empreiteiros, usuário final e Aquastar possibilitou um estudo criterioso de cada elevatória, com menor impacto nas transições dos canais de entrada e poços de sucção, além de reduzido prazo de entrega e montagem dos equipamentos em campo.

As elevatórias compactas fornecidas pela Aquastar para esse projeto atendem vazões de 5 a 15 L/s e alturas manométricas de até 20 m. O fornecimento também incluiu suportes, pedestais, acoplamentos, tubos guias, válvulas de retenção, registros e acessórios.

Segundo a empresa, elevatórias compactas são uma importante alternativa para a coleta e transporte de efluentes em regiões de soleira negativa, com flexibilidade e agilidade de instalação. Os rápidos tempos de montagem permitem a ampliação das redes de coleta de esgoto, promovem a universalização dos serviços de saneamento e protegem o meio ambiente.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024