A Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve, promove o programa global “Banheiros Mudam Vidas”, de mãos dadas com as ONGs Water For People e Plan International, que consiste em melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis. A empresa pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas impactadas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que mais pessoas possam ter um banheiro digno – quase dobrando o investimento anual que fez neste programa desde 2015, no qual já investiu mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Em 2013, para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, as Nações Unidas designaram 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, para chamar a atenção do mundo sobre a importância dos banheiros acessíveis e seu papel na melhoria da higiene e da saúde globalmente.

De acordo com as Nações Unidas e a organização Global Living, mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial, ou seja, 3,6 bilhões de pessoas, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de cinco anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.

Segundo o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, temos um cenário muito preocupante frente à questão no Brasil: 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto. Com isto em mente, em 2021, o projeto objetivou fomentar visibilidade a este problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, através do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria. No Brasil desde 2016, “Banheiros Mudam Vidas” já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de pessoas.  

A expectativa da Kimberly-Clark até 2030 é impactar um total de 10 milhões de pessoas com os programas de responsabilidade da empresa globalmente.



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