A Sanepar iniciou um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Sameep - Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial, na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar (um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional) farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e, por isso, é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nessa tecnologia.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, agente financiador da obra, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que traz um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024