Inaugurado em 2016 na Zona Norte de São Paulo, o Cantareira Norte Shopping conta com um sistema hídrico autossuficiente com capacidade para tratar cerca de 2,5 mil m3 de esgoto por mês.

No projeto arquitetônico, a solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões para poder oferecer ganhos tanto para o empreendimento comercial, que economiza mais de 2 mil m3 em água potável mensalmente, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região.

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação, e a armazena em um reservatório da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por processos químicos e biológicos, retornando quatro horas depois como água de reúso para ser novamente utilizada na irrigação de jardins e em descargas.

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada. A média diária de consumo varia entre 70 mil e 75 mil litros.

“Desde o início do projeto, o shopping teve a preocupação de criar um modelo com soluções sustentáveis que gerassem economia de água e evitassem o desperdício. Além disso, a iniciativa tem um impacto ambiental e social, não utilizando água do sistema Cantareira, que passa a ser relevante principalmente em momento de crise hídrica, e a nossa contribuição para a sociedade é não utilizar essa água, deixando para a população, e evitando o desperdício”, afirma Humberto Moreira, superintendente do Cantareira Norte Shopping.

A medida adotada pelo empreendimento é tão importante para o meio ambiente que o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers em seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta dados importantes sobre o segmento. Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 milhões de m3 de água por ano são tratados pelos shopping centers. E de reúso, o número chega a 6,6 milhões de m3 de água por ano.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024