A Siemens participou do VI Simpósio de Automação em Saneamento no dia 10 de maio, evento organizado pela ISA Seção São Paulo e realizado na Sabesp. A companhia apresentou seu portfólio de soluções para automação e conectividade industrial, destacando como a convergência dessas plataformas pode impulsionar os ganhos operacionais das empresas do setor de saneamento.

A Siemens apresentou a solução de automação integrada, composta por controladores industriais, sistemas de visualização, redes, instrumentação e acionamentos inteligentes em uma única plataforma, o TIA Portal. “Projetos recentes no setor de saneamento têm obtido expressivos ganhos operacionais e redução no tempo de desenvolvimento”, afirma Gabriel Dallacqua, desenvolvedor de negócios da Siemens para o setor de saneamento.

A Siemens também demonstrou como a automação integrada permite a rápida e eficaz utilização de computação na borda, como o industrial edge computing, uma plataforma aberta, interoperável e flexível, que permite a execução de edge APPs Siemens ou de terceiros. Esses equipamentos são instalados perto dos ativos de coleta, tratamento e distribuição de água e esgoto, sem renunciar a uma gestão remota e centralizada de todo o ecossistema utilizado para aumentar a eficácia operativa e redução do consumo energético das empresas.

Márcio Santos, consultor de conectividade industrial da Siemens, explicou como os clientes da Siemens estão fazendo uso da plataforma de Conectividade de Hardware e Software da família SCALANCE, que engloba switches, roteadores, firewalls, modems WiFi 4/5/6 e modems GPRS/3G/4G e 5G, adequados ao uso industrial, inclusive nos ambientes agressivos facilmente encontrados em sistemas de saneamento.

“A Siemens oferece soluções inovadoras e tecnologicamente comprovadas para o setor de água e saneamento, garantindo maior eficiência e segurança operacional e às empresas”, aponta Pablo Fernandez, responsável pelo vertical de Água e Saneamento da Siemens.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024