Os resultados da pesquisa de mercado Gerenciamento de Resíduos Industriais: Desafios e Oportunidades foram apresentados pela Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis. Realizada entre os meses de maio e junho, a pesquisa ouviu 68 executivos em corporações de diferentes setores, como alimentos, bebidas, automotivo, farmacêutico, mineração, químico, petroquímico, agronegócio, entre outros.

O levantamento apresenta, através de gráficos e análises, como essas companhias (de pequeno, médio e grande portes) lidam atualmente com questões como metas de sustentabilidade, aterro zero e logística reversa, assim como os tipos de resíduos, destinações, tecnologias de rastreamento e fornecedores. Alguns destaques do material são:

- Apenas 4 em cada 10 empresas possuem metas de aterro zero.

- 79% dos respondentes ainda não possuem tecnologia de rastreamento de resíduos.

- Para metade da amostra, logística reversa ainda não é uma realidade.

- 56% das empresas afirmam que desperdício de matéria-prima, água e energia é a principal perda econômica no processo produtivo.

“O resultado dessa sondagem apresenta detalhes sobre lacunas, especialmente do setor industrial. Através dos dados está claro que há, sim, um volume enorme de oportunidades para essas empresas ressignificarem seus resíduos. Ainda que haja muitos desafios a serem superados, 53% dos respondentes afirmam que o gerenciamento de resíduos já faz parte da estratégia de negócios dessas companhias", diz Renata Vaterkemper, head de marketing e sustentabilidade da Allonda.

A Allonda é uma empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, com mais de 500 projetos já executados, dentre eles remediação ambiental nos dois maiores acidentes ambientais brasileiros, causados pelo rompimento de barragens de mineração em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais.

A pesquisa completa pode ser acessada no link http://bit.ly/ebook-residuos-industriais.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024