A PepsiCo reforça o seu compromisso com o acesso a recursos hídricos limpos, potáveis ​​e seguros como um requisito essencial para que as comunidades possam prosperar. Com esse intuito, a empresa definiu metas globais para 2030 por meio de sua agenda ESG pep+ (PepsiCo Positive). Elas incluem fornecer acesso à água potável para 100 milhões de pessoas, ter um impacto hídrico positivo no uso do recurso e reabastecer 100% da água usada em áreas com alto risco hídrico. A PepsiCo Brasil é destaque nessa agenda, com suas ações de redução de uso de água desde o cultivo de seus ingredientes, como coco-verde e batatas, até as fábricas em todo o país.

 A PepsiCo já conseguiu garantir o funcionamento de quatro de suas fábricas na América Latina sem consumir água da rede pública, o que representa cerca de 15% de sua produção de alimentos na região. Essas plantas estão localizadas no México, Brasil e Colômbia e, juntas, acumulam mais de 1000 dias sem extrair água doce dos aquíferos locais.

No Brasil, a PepsiCo reduziu pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022) e alcançou autonomia hídrica na fábrica em Itu, SP, uma área de escassez hídrica, onde conta com uma ETE - estação de tratamento de efluentes que potabiliza 100% dos efluentes da operação. Somente nessa planta fabril a companhia deixa de captar 27 milhões de litros de água ao mês do município. A mesma iniciativa está sendo implantada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba, PR, e Sete Lagoas, MG, com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações das ETEs.

No agro, a empresa, por meio do Programa de Agricultura Sustentável, apoia práticas regenerativas e mais sustentáveis no campo junto aos seus produtores parceiros. Na cultura da batata, após a implementação de melhorias na lavagem dos tubérculos, foi possível reduzir em 28% o consumo médio de água nas beneficiadoras em 2023. Isso representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano, durante o processo de beneficiamento da batata fornecida à PepsiCo. Ainda neste ano, as práticas serão levadas para mais oito estações de beneficiamento de batata. O objetivo da companhia é mapear e implementar outras boas práticas possíveis para contribuir ainda mais com a redução do consumo de água e implementação de práticas mais sustentáveis junto aos fornecedores no próximo ano.

Desde 2011, com o apoio de parceiros como o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, a PepsiCo forneceu água potável a 30 milhões de pessoas na América Latina. Nos últimos dois anos, a empresa investiu US$ 2,4 milhões em infraestrutura e sistemas comunitários de água em países como México, Brasil, Colômbia e Guatemala.

Além disso, atuou pelo reabastecimento de água em aquíferos locais com o seu programa Água para o Planeta, que a PepsiCo lidera em colaboração com a The Nature Conservancy. O programa realizou ações de conservação em mais de 2 mil hectares de ecossistemas nativos, beneficiando mais de 3 mil pessoas em sete países da região. Também reabasteceu 1,7 milhão de metros cúbicos de água nos aquíferos.



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