A SteelMast, fabricante nacional de tubos de aço de grandes diâmetros com solda helicoidal e postes metálicos, com parque fabril em São Bento do Sul, SC, está implantando uma segunda planta industrial na cidade vizinha de Rio Negrinho, destinada a revestimentos internos e externos, jateamento e pintura das tubulações voltadas para os mercados de óleo e gás, saneamento e infraestrutura. Com a inauguração, prevista para o primeiro semestre de 2024, a empresa mais que dobrará sua área construída.  Somente no último ano os investimentos na nova unidade superam a casa de R$ 38 milhões.

No mercado desde 2005, a SteelMast conta com capacidade produtiva de 5000 toneladas por mês de processamento de aço, cerca de 130 colaboradores, e atende o país todo. Na planta fabril de 10,8 mil metros quadrados em São Bento do Sul produz tubos de aço de 406 a 2032 mm, com solda helicoidal arco submerso (SAW), nas opções de pontas lisas ou biseladas, com ou sem revestimento. “Pelo processo de fabricação helicoidal, o tubo fica perfeitamente redondo, sem desvio longitudinal, sem deformações e com maior resistência mecânica”, afirmou William de Souza (foto), analista sênior da SteelMast, durante a Fenasan, em São Paulo.

As tubulações são fabricadas de acordo com as normas AWWA C200, NBR 9797 e NTS 285 (Sabesp), padrões reconhecidos para a fabricação de tubos de aço para sistemas de abastecimento de água e esgoto.

As juntas são disponíveis nas versões ponta-ponta, ponta-bolsa, SM10/SM20 (sem necessidade de solda ou ferramentas especiais) ou butt-strap, com uma luva de acoplamento com mesmo material e espessura de tubo, sem redução na resistência à pressão do tubo. “Esse tipo de solução reduz em 25% a 30% o tempo de montagem em campo por dispensar elementos de testes na obra, como o ultrassom”, disse.

Entre os clientes da SteelMast na área de saneamento estão a Sanepar, para a ETEs Belém e Atuba Sul, em Curitiba, PR, e para a Copasa, que realizou a travessia sobre o rio Paraopeba em Betim, MG, com uma tubulação autoportante fornecida pela empresa. “Nossa solução é capaz de suportar vãos acima de 100 metros sem precisar de apoio”, afirmou.

A SteelMast pertence ao mesmo grupo da Tuper, da família Bollmann, uma das maiores transformadoras de aço do Brasil, com mais de 50 anos de atuação e sede também em São Bento do Sul.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024