Motivada pelo novo marco e metas de universalização do setor, a SNF Water Science, fabricante francesa de especialidades químicas para coagulação e floculação da água, com um portfólio de mais de 1000 produtos e receita anual de 5 bilhões de euros, participou pela primeira vez da Fenasan – Feira de Saneamento e Meio Ambiente, realizada no início de outubro em São Paulo. A empresa está presente no Brasil há 27 anos com uma filial e centro logístico em Guarulhos, SP, além de uma planta em Camaçari, BA, desde 2019, onde produz poliacrilamida em emulsão e dispersantes acrílicos. Globalmente conta com 21 fábricas e 7500 colaboradores, que atendem 450 mil clientes.

“A SNF é a maior fabricante de poliacrilamidas do mundo, com uma capacidade de produção anual de 1,425 milhão de toneladas, o que corresponde a cerca de 56% do mercado”, disse João Brito (foto), gerente de vendas sênior da SNF Brasil.

Segundo ele, a empresa atende as principais companhias de saneamento do país, como Sabesp e Cagece. Além de saneamento, fornece para os segmentos de papel e celulose, mineração, têxtil e petróleo, entre outros. “Nossos produtos são comercializados em todos os setores da economia, a partir de 70 filiais localizadas em mais de 40 países”.

A linha de produtos da SNF compreende os floculantes catiônicos, aniônicos e não iônicos em pó e emulsão (Flopam e Flonex); coagulantes orgânicos catiônicos (Floquat e PolyDadmacs) e poliaminas; dispersantes acrílicos (Flosperse) e agentes quelantes que aumentam a remoção de metais pesados via precipitação (Metalsorb).

A base química principal para fabricação das poliacrilamidas é a acrilamida, e a SNF também é o maior fabricante mundial, com cerca de 70% a 75% do mercado global. “A acrilamida também abastece outras indústrias de produtos químicos”, afirmou o gerente. A acrilamida é um derivado do petróleo, um dos subprodutos do propileno. Além da poliacrilamida em emulsão, produzido localmente, a SNF também fornece a versão importada em pó.

Segundo o executivo, a empresa conta com um time técnico especializado para ajudar o cliente na seleção e indicação de produtos, acompanhamento técnico-operacional e otimização de processos.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024