O consórcio GS Inima Brasil e Tubomills, representado pela corretora Sita, foi o vencedor do 1º leilão de subconcessão de água de reúso do Brasil, realizado no dia 17 de janeiro, proveniente de uma parceria entre a Cesan - Companhia Espírito Santense de Saneamento e a ArcelorMittal. O consórcio será o responsável pela prestação dos serviços de tratamento de efluentes da bacia de Camburi, ES, e de fornecimento de água de reúso para a utilização industrial da ArcelorMittal, que contempla projeto, construção, operação e manutenção da planta de dessalinização no litoral do Espírito Santo por 30 anos. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra.

A EPAR - Estação Produtora de Água de Reúso exigirá investimentos na ordem de R$ 240 milhões. O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 L/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. No acordo com a ArcelorMittal, a empresa se compromete a adquirir o volume de 200 L/s.

O critério do leilão combina o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga. O valor estimado do contrato, em caso de operação máxima da estação, é de R$ 2,24 bilhões correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão.  A proposta ofereceu desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida. A ação do governo beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.

A GS Inima é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul. Esse é o primeiro leilão da Bolsa de Valores de São Paulo em 2024 e inédito no país – uma vez que nunca se leiloou a concessão de água de reúso. E foi a vencedora que, no ano de 1995, começou a operar no Brasil vencendo a primeira concessão dos serviços de esgotamento na cidade paulista de Ribeirão Preto. Hoje, a empresa é responsável pelo maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo, o Aquapolo, que fornece o recurso para o Polo Petroquímico de Capuava, na região do Grande ABC, em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024