O grupo Ambipar reuniu todas as suas operações em água e efluentes, até então dispersas entre diversas áreas de atuação, em apenas uma unidade de negócios: a Water Solutions. O anúncio da nova divisão era um dos destaques do grupo em sua participação na feira IFAT Brasil, em São Paulo, de 24 a 26 de abril. 

Segundo seu diretor executivo, Eber Wood, a ideia com a nova unidade é oferecer soluções integradas, em modelos estruturados para a venda de água, efluentes tratados ou mesmo o lodo das estações, aproveitando oportunidades de sinergias com outros negócios do grupo, que atua em praticamente toda a cadeia de gestão ambiental.

Com o foco em solução integrada, a princípio a intenção é ofertar os serviços para grandes empresas do setor privado, o que pode ocorrer por meio de contratos BOT - Build, Operate and Transfer, pelos quais a Ambipar pode fazer o investimento em novas plantas de tratamento, ou mesmo em retrofits, operá-las, recebendo pelo serviço por um prazo contratado.

“Estamos com várias conversas em andamento. Podemos investir, ser sempre proprietários das estações, transferir para os clientes no fim do contrato ou então assumir uma planta já existente e que a indústria não tem mais interesse em operar ela própria, entregando para nós o serviço”, disse Wood.

Com sua atuação forte em gerenciamentos de resíduos, o que inclui reciclagem e recuperação energética, além de logística reversa e tecnologias de destinação, faz parte dos planos a venda do chamado TWM – Total Waste Management. “Aí pode incluir todas as demandas ambientais da empresa, efluente, gerenciamento dos resíduos e até remediação de solos e águas contaminadas”, afirma.

Em operação nesse novo modelo, a Ambipar tem contrato no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, herdado de uma das empresas adquiridas nos últimos anos pelo grupo com capital aberto. No local, são realizadas as etapas de captação, tratamento e fornecimento de água industrial. “Estamos ampliando lá para fazer também o tratamento de efluentes”, revela.



Mais Notícias HYDRO



Estação para produção de água de reúso foi inaugurada em Pacajus

A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora.

14/05/2024


Ecobulk cresce com soluções completas de geoformas

Desaguamento de lodo e obras de dragagem estão entre os mercados atendidos.

14/05/2024


ANA publica norma de referência sobre universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Norma de Referência nº 08/2024 entra em vigor em 20 de maio e contém diretrizes para universalização de serviços.

14/05/2024