A Jung (Blumenau, SC), desenvolveu um sistema automatizado para aplicação dos tratamentos térmicos com finalidades que vão desde alterações de dureza até o alívio de tensões presentes em peças metálicas após passarem por processamento, seja ele térmico ou mecânico, a exemplo dos processos de usinagem, tais como torneamento, furação e retificação.

 

A estação conta com dois fornos de 200 litros cada (foto), para processos sob alta (1.200 °C) e baixa (650 °C) temperaturas, além de um tanque para resfriamento em óleo ou água e polímeros, com um sistema de submersão automática da carga. Um transportador de três eixos desloca os componentes de uma etapa para outra, também automaticamente, o que traz mais segurança para os operadores, pois evita que eles entrem em contato com as peças aquecidas.

 

 

Passo a passo do processo

 

A sequência de operações se inicia com o material ou componente a ser tratado sendo carregado sobre uma base pela plataforma transportadora que introduz a carga no forno de austenitização, onde se inicia o ciclo de aquecimento até a temperatura crítica.

Na sequência, a porta abre e a carga segue para um tanque de resfriamento com temperatura e agitação controladas, em que ocorre a têmpera do material em tratamento, garantindo mais precisão e padronização das durezas pretendidas. Ao final, as peças seguem para o forno de revenimento, em que são reduzidas as tensões residuais dos processos anteriores.

O sistema completo é acionado com o uso de um controlador lógico programável (CLP), de simples operação e que permite cadastrar e salvar diferentes receitas de vários processos de tratamento térmico adicionais, a exemplo de alívio de tensões, solubilização, normalização e recozimento.

A automação do processo proporciona confiabilidade, repetibilidade e consistência na qualidade dos resultados, tendo em vista que o tempo e as condições de tratamento são padronizados desde a saída do forno até o mergulho. A carga máxima do equipamento é de 150kg, mas é possível solicitar estudos de viabilidade para outras capacidades aqui.


 

Foto: Jung


 

Leia também:

 

Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio

 

Célula robotizada dá acabamento a peças usinadas


 

#tratamentotérmico

#Jung



Mais Notícias MM



Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

13/05/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024