Foi divulgado pela Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), que novos recursos digitais indicados para trabalhos no chão de fábrica, incluindo os setores que atuam na transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos, serão integrados à sua plataforma 3DEXPERIENCE. Os recursos adicionais consistem em inteligência artificial (Deep Learning, ou “aprendizagem profunda”, em tradução literal), realidade aumentada, inspeção robótica, gêmeos virtuais (digital twins), entre outros.

Recursos digitais adicionais poderão ser usados por meio de uma plataforma digital da Dassault Systèmes 

O aumento do conjunto de ferramentas digitais disponíveis na plataforma desenvolvida pela companhia foi determinado a partir da sua aquisição da Diota, empresa que também está situada na França e que atua no desenvolvimento de software, além de prestação de serviços como, por exemplo, gerenciamento de processos produtivos e assistência técnica. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, esta junção também tem como premissa promover o uso de aplicativos em operações industriais. Entre eles estão os da série “Delmia”. Esses aplicativos são recomendados para trabalhos complementares à manufatura em áreas como a indústria aeroespacial e de defesa, de equipamentos industriais, transporte e mobilidade, bem como em outros segmentos. Isso pode ser consultado junto à empresa.

 

No que tange aos recursos voltados para a construção de versões digitais de plantas fabris, a Dassault Systèmes informou que os clientes poderão fazer uso de maquetes virtuais, e ainda poderão combinar simulações de processos e fazer a coleta de dados. 

 

Interessados nos recursos adicionais podem obter mais informações pelo link: https://www.3ds.com/products-services/delmia/ 

 

 

Imagem: Dassault Systèmes/Diota

 

 

Leia também:

 

Impressão 3D de metais em escala industrial

 

Fábrica virtual de poliuretano adota a tecnologia do metaverso

 

#PlataformaDigital #DassaultSystèmes #Indústria40 #PI



Mais Notícias PI



Braskem estuda usar fornos elétricos para craqueamento

Parceria da Braskem e Lummus envolve a realização de testes e análises de desempenho em unidades de craqueamento da petroquímica brasileira, visando à descarbonização desta etapa da produção.

30/04/2024


Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024