O esforço global de pesquisa de uma vacina contra a Covid-19 já está envolve também os preparativos para a fabricação das ampolas para envasá-las. A partir de agosto, por exemplo, a empresa alemã Zahoransky, com unidade brasileira em Jundiaí (SP), fornecerá linhas automatizadas para injeção e sopro de frascos de copolímero cicloolefínico (COP) para um fabricante norte-americano.
Em comunicado oficial, a empresa informou que inicialmente serão fornecidos os modelos Z.Siroc, Z.Mistral e Z.Lodos, equipados com um total de 120 câmeras e 53 robôs integrados. Assim que as linhas forem totalmente montadas e colocadas em operação, elas poderão processar 600 mil frascos por dia.
“O manuseio dos frascos de COP não é simples. As vacinas consistem em compostos com alto peso molecular, com reação sensível a, entre outras coisas, partículas de metais pesados presentes em recipientes de vidro, as quais são criadas durante o seu processo de endurecimento. Isso diminui o prazo de validade da vacina”, explicou Michael Schmidt, diretor administrativo da Zahoransky.
Os frascos de plástico feitos de COP, processados por injeção e sopro, são uma alternativa ao vidro devido à sua alta resistência à ruptura e transparência semelhante à do vidro. No entanto, eles possuem menos estanqueidade ao oxigênio, o que levou o fabricante norte-americano a usar um revestimento nanoestruturado adicional de dióxido de silício (SiO2). Ele reforça a barreira ao oxigênio e também permite o armazenamento sob baixas temperaturas. Como resultado, o recipiente plástico adquire desempenho muito semelhante ao do vidro, podendo, porém, ser transportado com mais segurança.
Michael Schmidt explicou ainda que o projeto foi desafiador sob muitos aspectos. “Precisávamos atender a uma variedade de demandas, a começar pela integração da máquina de injeção/sopro no cliente, passando pela documentação e rastreabilidade necessárias, gravação a laser, integração ao sistema MES até os controles das câmera de inspeção usando algoritmos desenvolvidos especificamente para esta aplicação".
Conteúdo relacionado:
Como a pandemia vai afetar o setor de embalagens
Termoplásticos antivirais feitos no Brasil
#frascosparavacinas
#Zahoransky
Fotos: Zahoransky
Mais Notícias PI
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025