A alemã Gneuss, com subsidiária brasileira em Barueri (SP) vai participar da feira NPE exibindo uma instalação completa para reciclagem de PET pós-consumo: a máquina OMNI, com uma extrusora multi rotativa MRS 130, sistema de vácuo com bomba de anel de água, sistema de filtragem de massa fundida RSFgenius 150 totalmente automático e o viscosímetro on-line VIS foi projetada para o processamento de até 1.000 kg/h de poliéster não seco e não cristalizado (PET) recuperado (PCR/PIR).

 

A linha em exibição em Orlando será entregue a um cliente no Peru após a feira para processar R-PET, transformando-o em chapas de termoformagem.

 

Com projeto compacto, a OMNI possui controle totalmente automatizado do vácuo, da extrusora, da dosagem, do tempo de permanência da desgaseificação e da troca de telas, o que contribui para a garantia da qualidade consistente do produto final, permitindo ainda o uso de materiais de entrada de custo mais baixo, o que é bastante oportuno tendo em vista as oscilações do mercado de matéria-prima.

 

 

Contato com alimentos


A extrusora MRS, que integra a linha, é baseada na tecnologia convencional de rosca única, mas é equipada com uma seção de rosca múltipla (foto) para desvolatilização que permite uma descontaminação eficiente e suave da massa fundida do polímero, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos dos padrões de contato direto com alimentos.

 

As roscas satélites do conjunto giram na direção oposta à do parafuso principal, o que aumenta a troca de superfície do polímero fundido, fazendo com que em uma única etapa de extrusão os contaminantes prejudiciais sejam removidos de forma tão completa que os grânulos reciclados resultantes são seguros para uso em aplicações de contato com alimentos.

 

A Gneuss desenvolve seus próprios sistemas de vácuo para a extração de impurezas voláteis, assim como o sistema de filtragem RSFgenius, que opera com retrolavagem integrada, oferecendo autolimpeza para aplicações muito exigentes e requisitos de alta qualidade. Suas telas podem ser reutilizadas automaticamente até 400 vezes, e estão disponíveis com malha de filtragem abaixo de 10 mícrons/1200 mesh.

 

Um sistema RSFgenius 150 estará em exibição na feira, com uma área de tela ativa de 450 cm2/70 polegadas quadradas, para 1.000 kg/h de R-PET com taxa de filtragem de 75 mícrons (200 mesh).


 


 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________


 

 

 

Imagem: Gneuss


 


 

Leia também:

 

Reciclagem avançada de PET, da universidade para o mercado

 

Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.


 



Mais Notícias PI



Reciclar 50 toneladas de plásticos na Ásia é meta de empresas parceiras

A Acer e a Plastic Bank se uniram para coletar e destinar à reciclagem resíduos plásticos descartados incorretamente no litoral do Sudeste asiático.

16/05/2024


Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema

Treinamento será realizado simultaneamente em ambiente digital e presencial no Instituto de Tecnologia de Alimentos.

14/05/2024


Inundações no RS. Perdas ainda não mensuráveis para as indústrias.

Ainda é difícil avaliar os danos causados pelas cheias à indústria de transformação, mas é certo que a reconstrução será lenta e exigirá muita cooperação.

14/05/2024