Após dois dias de discussões com representantes de mais de 60 países e contribuições de mais de 700 participantes, o NETmundial+10, evento global realizado nos dias 23 e 24 de abril em São Paulo, que aprofunda as discussões sobre a governança do mundo digital, divulgou a Declaração Multissetorial do NETmundial+10: Fortalecendo a governança da Internet e os processos de políticas digitais, documento que reúne recomendações concretas para consolidar a abordagem multissetorial como base para a construção de consenso e governança democrática.

Entre os pontos de destaque estão o chamado para uma maior coordenação global na governança da Internet e processos de políticas digitais. Para Hartmut Glaser, secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), houve uma clara valorização do multissetorialismo para ser considerada nas negociações futuras do World Summit on the Information Society (WSIS+20) e no âmbito do Global Digital Compact (GDC). “Nossa contribuição será positiva para reanimar a implementação de uma governança multissetorial em mais países”, ressaltou.

O documento lista diretrizes multissetoriais para processos de políticas digitais e governança da Internet, bem como estabelece a aplicação dessas diretrizes em diversas esferas relevantes, incluindo as multilaterais. Também reúne recomendações para um reforço do IGF - Internet Governance Forum e seus processos como espaços de coordenação.

A declaração completa pode ser acessada no site: https://tinyurl.com/bdfmc4ux.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024