A demanda por soluções de cloud computing está em contínua ascensão, impulsionada pela necessidade das empresas de otimizar suas operações. O mercado não apenas busca processamento, armazenamento e backup de dados, mas também soluções integradas e flexíveis que permitam agilidade, eficiência e otimização de custos.

A Um Telecom aposta no atendimento às necessidades específicas dos clientes, seja com cloud privada on premises ou com integração a plataformas públicas como AWS, Azure e GCP. Segundo o diretor de produtos Diego Rojas, a empresa leva a conectividade do ambiente local do cliente por meio de uma infraestrutura de cloud hospedada em um data center Tier III, que possui alto grau de proteção de dados, com um uptime (tempo em atividade) de 99,98%. “O diferencial da Um Telecom é não cobrar pelo tráfego, independentemente da quantidade de dados, pois a rede foi projetada para suportar nossas soluções de cloud de forma plena. Este é um alto custo que as empresas pagam em nuvens públicas”, completa.

Os principais entraves e temores das empresas em relação à adoção de soluções de computação na nuvem geralmente estão relacionados à segurança dos dados. Para Diego Rojas, a Um Telecom oferece soluções complementares de segurança, ampliando a capacidade de mitigação de ataques e ameaças. “Segurança é um tema sensível em todos os aspectos e, em relação à cloud computing, há uma percepção errada de que a nuvem pública é segura. Na verdade, a nuvem pública é segura sob a ótica da disponibilidade da infraestrutura, mas não existe nenhum dispositivo de segurança que garanta a integridade, disponibilidade e confidencialidade dessas informações. Nesse sentido, a Um Telecom oferece soluções complementares de segurança para clientes que estão em nossa cloud, como firewall, XDR, backup e DR”, afirma Rojas.

Diego Rojas destaca ainda a importância do Nordeste como um mercado promissor para soluções de cloud computing. “Há muito espaço no mercado para este tipo de solução, em especial no Nordeste. Por questões de infraestrutura, hoje, mais de 90% dos data centers que hospedam as nuvens estão no Sudeste, mas não tenho dúvidas de que, quando os serviços em nuvem estiverem disponíveis no Nordeste, a tendência será de crescimento e maior adoção por quebras de algumas barreiras técnicas e de confiança. O fato é que há bastante espaço para provedores de nuvem privada e pública ou até mesmo híbrida no Nordeste”, garante o executivo.

Data center no Recife

A UM Telecom prevê inaugurar um data center de classificação Tier III no Recife no segundo semestre de 2025. O empreendimento deverá ocupar uma área de 1,3 hectare no Parqtel - Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (foto). A empresa pretende investir inicialmente R$ 40 milhões com a geração de 64 empregos diretos e qualificados, depois de concluído. Diego Rojas explica que o data center da Um Telecom vai contribuir para o desenvolvimento de toda a Região Nordeste. “As ofertas iniciais serão voltadas para soluções de data center, como colocation, hosting, cross connect e smart hands, atraindo empresas interessadas em criar um centro de distribuição de redes e conteúdo em Recife para todo o Nordeste”, ressalta.



Mais Notícias RTI



BNDES aprova R$ 146,1 milhões para expansão de banda larga em Fortaleza

Mais de 200 mil pessoas na capital cearense devem ser beneficiadas.

20/05/2024


Grupo Centroflora utiliza solução da Paessler PRTG para monitorar ambientes industriais

Objetivo é reduzir em até 4% o consumo de energia no parque fabril.

20/05/2024


Scala espera um crescimento de 78% em suas operações

Companhia do Grupo Stefanini planeja alcançar expansão no Brasil e na América Latina.

20/05/2024