A Conect Info, provedor de serviços de telecomunicações, com sede em Ipatinga, MG, apresentou na Expo ISP 2024, realizada de 8 a 10 de maio, em Olinda, PE, seu novo backbone 100% em DWDM para atender provedores de Internet e mercado corporativo.

Fundada há 17 anos, com a oferta de banda larga residencial, a empresa quer ampliar os negócios com a oferta no atacado. Para tanto, iniciou há cerca de cinco anos a construção de redes de longa distância. O backbone óptico foi concluído em novembro de 2023 e conecta cinco estados (Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), totalizando mais de 7000 km de extensão.

Com capacidade total de 16 Tbit/s, a rede tem alguns trechos iluminados com 300 Gbit/s e outros com 600 Gbit/s. Os equipamentos são da Padtec. “A rede é toda modular. Se necessário, basta colocar mais transponders e aumentar a capacidade, sem oscilação na rede ou parada para o cliente”, diz Rudmar Guimarães, CEO da Conect Info. A construção de uma rede de alta capacidade e que pode ser expandida de forma rápida faz parte da estratégia para os próximos anos. “Com a expansão, a intenção é impulsionar o próximo estágio de crescimento da Conect, que tem como foco a ampliação da presença geográfica e da oferta de serviços”, destaca o executivo. “Nesse sentido, a solução DWDM permite preparar nossa rede óptica para um crescimento escalável e flexível da capacidade, de modo a acompanhar o aumento da demanda por tráfego de dados”, completa.

Com 52 enlaces de DWDM, a rota é toda em anel. “Chegamos em Belo Horizonte com seis abordagens, no Rio de Janeiro com cinco abordagens. É uma rede totalmente protegida”, diz.

Além disso, a provedora mineira também decidiu investir no uso da solução OTDR - Optical Time-Domain Reflectometer, que permite que os operadores controlem remotamente, e de forma automática, o desempenho de suas redes ópticas por longas distâncias.  “Ou seja, se acontece um rompimento de fibra, imediatamente podemos ver onde está o problema e já disparamos a equipe direto para o local”, diz. Com isso, o prazo de SLA é bem reduzido, comparado com quem não tem rota OTDR embarcada. “Temos uma rede robusta rodando com uma qualidade fantástica. Nossa latência, de Teixeira de Freitas, na Bahia, a São Paulo, está em 14 milissegundos. A do nosso concorrente é de 21 milissegundos”, compara.

A rede da Conect Info passa hoje em mais de 700 cidades, com aberturas em 52. O portfólio compreende serviços de transporte, IP e wavelength, para compra de portas de DWDM. No varejo, a empresa atende com serviços de FTTH – fiber to the home para clientes residenciais e corporativos em Ipatinga, Teófilo Otoni e Governador Valadares.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024