Enquanto empresas do mesmo segmento na França, por exemplo, têm um controle preciso de todas as etapas do processo de produção, como a localização de peças, máquinas, equipamentos e pessoas, a indústria brasileira sofre atrasos por falta de um controle tecnológico. “O monitoramento de componentes evita interrupções que podem comprometer a eficiência da produção em larga ou pequena escalas. Um pequeno atraso, somado com muitos outros durante a operação, soma prejuízos enormes a qualquer indústria”, explica Marcelo Lonzetti, diretor da Z e especialista em tecnologia de rastreamento em tempo real (RTLS - Real Time Tracking System).

Ter controle de peças é eficiente quando o PCP - Planejamento e Controle da Produção está devidamente implementado com auxílio da tecnologia em tempo real, sistema que se utiliza de sensores com tags e alertas para rastrear e prevenir situações internas. “Um único sistema pode monitorar peças inteiras, maquinários, produtos já acabados ou ferramentas. São informações que o gestor recebe em tempo real para que nada pare de funcionar por ausência momentânea de algum item, seja peça, produto ou insumo”.

O meio produtivo, por mais robusto e autossuficiente que seja, pode perder muito tempo na procura de alguns detalhes que se perdem. “O conceito RTLS é amplamente utilizado na Indústria 4.0, mas vale ampliar suas aplicações para além da automação de máquinas e implementar na gestão de controle. O tempo para recuperar algum equipamento ou peça perdida é fundamental e manter a ordem com processos monitorados 24 horas evita problemas. O gestor, tão logo receba o alerta, consegue encontrar o que está errado imediatamente” completa Lonzetti.



Mais Notícias RTI




Corning fecha fábrica no Rio de Janeiro

Escritório de vendas continua em São Paulo.

20/05/2024


Youcast anuncia novidades no portfólio e expansão de CDN

Empresa completa 10 anos de operação em 2024.

20/05/2024