O levantamento detalha a oferta de fabricantes de produtos isolantes empregados nos sistemas de energia e principalmente na indústria de equipamentos elétricos. O Guia abrange desde isoladores para diferentes aplicações e nos diversos materiais disponíveis, até fitas isolantes de distintas composições e aplicações e, ainda, emendas termocontráteis, passando por chapas, perfis, dutos e outras peças de materiais variados.
Materiais isolantes constituem parte fundamental na tecnologia de componentes, aparelhos e equipamentos na indústria eletroeletrônica. Seu vasto espectro de aplicações se estende desde circuitos integrados até hidrogeradores. A tendência de produtos elétricos cada vez mais compactos e mais potentes exige meios isolantes com alta rigidez dielétrica, capazes de suportar temperaturas elevadas em condições de operação adversas, tais como alta frequência, umidade, poluição atmosférica, radiação UV, agentes químicos e esforços mecânicos estáticos e dinâmicos — mantendo a vida útil projetada. Como regra geral, uma elevação de temperatura de 10 K reduz a vida útil da isolação em 50%. Fenômenos como descargas parciais e trilhamento podem evoluir para o colapso total das propriedades dielétricas dos isolantes.
Os isolantes podem ser classificados, por exemplo, por tipo de material, classe de temperatura, CTI (Comparative tracking index), ou rigidez dielétrica. A indústria elétrica aplica, entre muitos outros, materiais cerâmicos, porcela, esteatita, termoplásticos, como o PVC, o polietileno e o policarbonato; termofixos, como resinas de epóxi e de melamina; óleos minerais, silicone, etc.
As normas ABNT e IEC dispõem de um amplo acervo sobre materiais isolantes, do qual pode-se destacar a série NBR IEC 60216:2017 - Materiais iso lantes elétricos - Propriedades de durabilidade térmica - Partes 1 até 8. O guia que se segue é uma compilação dos tipos mais usuais desses materiais e respectivos fabricantes que atenderam à consulta de EM.