O aumento da segurança, via controle da alimentação elétrica e indicadores de anomalias, e a racionalidade e economicidade das atividades que utilizam motores elétricos são alguns dos apelos dos CCMs, equipamentos muito utilizados em instalações industriais e comerciais. Este Guia reúne as características principais da oferta dos centros de controle de motores de fornecedores do mercado nacional, para auxiliar a seleção pelos interessados.
O centro de controle de motores (CCM) é equipamento essencial em instalações com grande número de cargas motrizes a serem comandadas e às quais se necessite garantir máxima continuidade de operação. Simplificadamente, trata-se de um painel com capacidade de partir e controlar várias máquinas automatizadas ou semiautomáticas, por meio de um sistema centralizado.
CCMs acomodam dispositivos de proteção, seccionamento, manobra e controle. São constituídos de cubículos elétricos, armários metálicos autoportantes que podem ser do tipo TTA, totalmente testados (ensaios de tipo realizados individualmente nos diversos componentes), ou PTTA, parcialmente testados (apenas alguns componentes são testados e ensaiados, e os demais são derivados de cálculo matemático ou inferências a partir de conjuntos similares), segundo a norma NBR IEC 60439-1.
Os cubículos são formados por gavetas de montagem fixa ou extraível. As gavetas extraíveis são especificadas para maior segurança na operação e rapidez na manutenção, sobretudo em caso de substituição durante a operação.
Este Guia detalha as principais características dos CCMs de 17 fornecedores, visando orientar a seleção pelos usuários. Além de atributos voltados à segurança, como indicações e intertravamentos, o Guia especifica o tipo de controle, características construtivas e elétricas, tipos (TTA ou PTTA), especificação do ensaio de arco interno, se houver, e as normas técnicas atendidas, listadas abaixo: