O levantamento detalha a oferta de fabricantes e/ou importadores de materiais e equipamentos para instalações elétricas em áreas potencialmente explosivas, com seus números para atendimento aos clientes. Abrange os principais tipos de proteção Ex e inclui dispositivos e estações de comando, plugues, tomadas, luminárias e projetores, caixas e gabinetes, prensa-cabos, unidades seladoras, acessórios e conectores.
Este levantamento detalha o portfólio de empresas que fornecem equipamentos, componentes e acessórios para sistemas elétricos de locais onde são processadas, armazenadas, utilizadas e/ou transportadas substâncias inflamáveis (como tintas, solventes, lubrificantes, combustíveis e outras) ou pós combustíveis (açúcar, café, soja, fármacos, granulados, etc.). O guia é voltado a profissionais das indústrias de petróleo e gás, químicas e petroquímicas, alimentícias e outras, e de empreiteiras e empresas de projeto e execução, que necessitem especificar produtos e materiais para instalações elétricas em áreas classificadas (“Ex”).
O guia abrange diversos itens/versões, agrupados como segue::
É importante ressaltar que, para serem comercializados no Brasil, produtos e equipamentos elétricos para atmosferas potencialmente explosivas necessitam de certificado de conformidade (documento que atesta a aprovação em todos os ensaios previstos nas normas técnicas) emitidos por organismos de certificação credenciados pelo Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
As empresas fornecedoras são dispostas em ordem alfabética. Seus números de telefone para contato dos clientes estão na página 36. No convite feito às empresas para o preenchimento do questionário, alertava-se que só deveriam responder fabricantes (empresas com produção local e/ou que importam produtos da sua própria marca) e importadores (representantes exclusivos de marcas estrangeiras), excluindo-se, portanto, empresas que atuam unicamente como revendedoras ou aquelas que simplesmente incorporam aos seus equipamentos itens que aparecem no questionário, mas são produzidos por terceiros.