José da Silva, gerente da empresa Bravema, consultor e orientador de treinamentos em instalações Ex
Data: 28/06/2017
Edição: EM Maio 2017 - Ano - 45 No 518
Compartilhe:Atividades nas quais são manuseadas, processadas ou armazenadas substâncias inflamáveis na forma líquida, gases, vapores e poeira combustíveis oferecem risco de explosões quando essas substâncias são liberadas no ar, formando atmosferas explosivas. Os locais podem ser áreas de processos e também, em casos de anormalidade, depósitos de armazenagem. Atmosferas explosivas podem ser formadas na maioria das atividades industriais, incluindo indústrias de petróleo e gás, farmacêuticas, alimentícias e de tintas e vernizes, em cabines de pintura, aterros sanitários, processamento de ração para animais, transporte e movimenta ção de grãos como soja, milho e amendoim, e toda atividade de processamento que utiliza produtos inflamáveis na forma de líquido, gás, vapor ou po eiras combustíveis.
Os equipamentos elétricos constituem fontes de ignição de explosões nessas áreas por causa do centelhamento, que pode ocorrer quando da abertura e do fechamento de contatos ou de alguma anormalidade no circuito elétrico, e também pelo calor que produzem, o qual pode atingir o ponto de incendiar uma atmosfera explosiva. Este artigo apresenta e comenta, a seguir, as sete áreas nas quais os profissionais envolvidos com instalações e equipamentos elétricos em atmosferas explosivas devem ter conhecimento.
Para oferecer segurança nesses locais, em primeiro lugar é preciso conhecer os níveis de riscos envolvidos, o que é definido por meio de um projeto de classificação de áreas, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR IEC 60079-10-1 [1], para atmosferas explosivas de gases inflamáveis, e ABNT NBR IEC 60079-10-2 [2], atmosferas de poeiras combustíveis. [N. do E.: A lista das normas técnicas e doas documentos IECEx citados no artigo localiza-se na página 48.]
O projeto vai determinar: 1) As zonas de classificação do local; 2) O grupo do gás ou da poeira que ocorre no local; e 3) A classe de temperatura da atmosfera explosiva. Outro requisito que a ser considerado é o nível de proteção dos equipamentos (sigla EPL, do inglês equipment protection level), que vai orientar a seleção destes.
Após da conclusão do projeto de classificação de áreas, o passo seguinte é a seleção dos equipamentos, componentes e acessórios para a instalação, de acordo com os requisitos estabelecidos no referido projeto. Os profissionais responsáveis pela seleção dos equipamentos devem considerar também as condições do ambiente em que estes serão instalados, como, por exemplo, aspectos relacionados a corrosão e outros fatores agressivos. Para determinar os equipamentos mais adequados, os profissionais responsáveis devem seguir as prescrições da norma ABNT NBR IEC 60079-0 e, também, podem recorrer ao auxílio dos fabricantes e outras fontes de pesquisas. Um outro aspecto a ressaltar é que todo equipamento, componente e acessório para uso em áreas classificadas deve ser adquirido com o certificado de conformidade, de acordo com o sistema de certificação de produtos regulamentado no Brasil pelo Inmetro Ins ti tuto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Uma vez concluída a seleção dos equipamentos, a etapa seguinte é a montagem e instalação, que deve ser realizada por profissional qualificado e que conheça a norma de instalações elétricas em áreas classificadas, a ABNT NBR IEC 60079-1, a qual prescreve os requisitos de segurança.
Após a montagem e instalação, é necessário verificar se tudo está de acordo com as normas e com o projeto de classificação de áreas. Essa verificação deve ser feita por profissional competente e que tenha conhecimento das normas de classificação e de requisitos gerais, e também da norma de inspeção e manutenção de instalações elétricas, a ABNT NBR IEC 60079-17. O processo de inspeção em áreas classificadas é uma das etapas mais importantes para a segurança desses locais, uma vez que depois dela a planta estará liberada para entrar em operação.
Tudo o que foi dito até aqui está sintetizado nas sete etapas apresentadas na figura 1, e caracterizadas mais detidamente a seguir, as quais são requisitos obrigatórios para garantir a segurança nas áreas com presença de atmosferas explosivas. Conhecer cada uma delas é fundamental para os profissionais envolvidos com instalações elétricas nesses locais.
Para garantir a segurança em áreas clas sificadas, o sistema de segurança IECEx estabelece uma tripla certificação, conforme relacionado abaixo e apresentado na figura 2.
O sistema IECEx estabelece os con hecimentos básicos e as competências específicas, com seus requisitos, exigidas do profissional para realizar atividades relacionadas com instalações e equipamentos elétricos para uso em atmosferas explosivas.
Segundo o sistema IECEx, a segurança das pessoas que trabalham nas áreas com presença de atmosferas explosivas é fundamental e, portanto, o profissional certificado deve possuir compreensão da natureza dos riscos envolvidos nesses locais, das limitações sobre os equipamentos que podem operar dentro dessas áreas, da responsabilidade de segurança e saúde ocupacional e dos procedimentos relacionados com áreas classificadas.
De acordo com a IEC, o potencial de acidentes nas áreas com presença de atmosferas explosivas é elevado se os profissionais envolvidos não possuem as competências necessárias. Por isso, preparar e qualificar esses profissionais é requisito para a segurança dos locais e dos trabalhadores.
Ainda segundo a IEC, a competência dos profissionais envolvidos com trabalhos em atmosferas explosivas inclui a habilidade de realização de tarefas específicas e não apenas conhecimento de requisitos gerais prescritos em regulamentos e procedimentos de instalação. A competência depende ainda de conhecimentos, habilidades, experiências e treinamentos.
As competências pessoais requeridas desses profissionais envolvem as atividades relacionadas na tabela I e constam do documento operacional do sistema IECEx OD504.
O sistema IECEx é uma proposta avançada para a segurança dos trabalhadores e dos locais com presença de atmosferas explosivas, uma vez que envolve a certificação dos equipamentos, a certificação das competências pessoais dos profissionais que executam os serviços e a certificação das empresas de prestação de serviços Ex. A certificação dos equipamentos Ex, apenas, não é garantia de segurança, pois esses equipamentos certificados podem não estar de acordo com o projeto de classificação de áreas ou mesmo não ser instalados de acordo com as normas. O processo de certificação IECEx, que é novo no Brasil, representa uma evolução das práticas de segurança nessas áreas.