O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Finep - Financiadora de Estudos e Projetos lançaram chamada pública para financiar e fomentar planos de negócios que contemplem investimentos em capacidade produtiva e de pesquisa e desenvolvimento para transformação de minerais estratégicos e obtenção de materiais transformados ou produtos manufaturados para transição energética e descarbonização.

Os minerais considerados pela chamada são o alumínio, cobalto, cobre, estanho, grafite, lítio, manganês, metais do grupo da Platina (PGMs), molibdênio, nióbio, níquel, silício, tântalo, terras raras, titânio, tungstênio, urânio, vanádio e zinco. A estimativa de recursos a serem dirigidos para projetos é de até R$ 5 bilhões, sem implicação em comprometimento com a realização total dos recursos.

Os investimentos devem se enquadrar em pelo menos um de três objetivos. O primeiro é o desenvolvimento de processos e capacidades produtivas de separação e metalurgia de óxidos de terras raras para produção de ímãs permanentes; purificação e caracterização de grafite para aplicação em baterias; refino de lítio para aplicação em baterias; refino ou metalurgia de silício para geração fotovoltaica; refino ou metalurgia de níquel para aplicação em baterias.

O segundo mira a pesquisa e desenvolvimento de produtos, além de aplicações inovadoras e capacidades produtivas de ímãs permanentes, células de baterias para veículos eletrificados ou armazenamento estacionário, células ou vidros para geração fotovoltaica.

Por fim, o terceiro objetivo contemplado é o desenvolvimento de soluções para recuperação de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, de baterias, células fotovoltaicas ou aerogeradores, para oferta de materiais ou componentes de valor agregado para transição energética e descarbonização.

Podem participar empresas brasileiras com atuação nas cadeias produtivas de minerais ou que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para desenvolver as tecnologias e capacidades objetos da chamada e empreender atividade de produção e/ou comercialização de materiais transformados ou produtos manufaturados para a transição energética.

Em caso de dúvidas e orientações sobre o edital, os órgãos orientam o envio de e-mail para cp_drin@finep.gov.br.



Mais Notícias EM



Electra recebe aval do Cade para compra de ativos de geração da Copel

São 11 PCHs, um parque eólico e uma termoelétrica que totalizam 118 MW.

12/01/2025


EDP Espírito Santo amplia para R$ 5 milhões recursos de chamada do PEE

Propostas de projetos podem ser inscritas até 24 de janeiro.

12/01/2025


Light abre edital para projetos de eficiência energética

Propostas devem ser enviadas até 30 de maio.

12/01/2025