A portuguesa EDP abriu inscrições para seu programa de financiamento de startups ligadas a tecnologias de inovação para a transição energética e voltadas a redes elétricas. Batizado de Energy Starter, o primeiro módulo do programa recebe propostas até 21 de fevereiro, para startups de todo o mundo, pelo site do programa.
Segundo comunicado da EDP, neste módulo, intitulado Redes do Futuro, o objetivo é atender startups e empresas de tecnologia que apresentem soluções para otimizar a flexibilidade e a capacidade das redes. Isso ao mesmo tempo em que apresentem propostas de simplificação dos processos de implementação e manutenção, com o fim de reduzir custos e integrar fontes de energia renováveis.
Para serem escolhidas, as startups devem atender alguns desafios, segundo a EDP. Para começar, precisam aumentar a capacidade da rede existente e identificar os seus limites reais, mas também acelerar a construção de linhas subterrâneas e aéreas, além de subestações, otimizar a regulação de tensão, o balanceamento de fase de baixa tensão, a análise de dados de contadores inteligentes e a detecção rentável para melhorar as operações e a manutenção de redes.
Além disso, é avaliado se os projetos e tecnologias aumentam a segurança das equipes em campo e da comunidade durante a construção, manutenção e funcionamento da rede, se minimizam o impacto ambiental de recursos de rede novos e existentes e se antecipam e conseguem gerir de forma mais eficaz os fenômenos meteorológicos extremos.
Após o período de inscrições, as startups serão avaliadas entre março e abril, com participação em reuniões online com a EDP. Os selecionados passarão à fase seguinte do programa: o bootcamp, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, na sede da EDP em Lisboa, Portugal. Adicionalmente, poderão ter acesso a eventuais apoios financeiros e se beneficiar da experiência e da rede de contatos da EDP Ventures, a sociedade de capital de risco da EDP.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025