A transmissora ISA obteve licença de operação do órgão ambiental paulista, a Cetesb, para avançar com as obras da linha de transmissão aérea de alta tensão (345 kV) do projeto Riacho Grande, arrematado pela empresa no leilão de transmissão da Aneel nº 01/2020.
Com nove quilômetros de extensão, a linha de transmissão licenciada será responsável por interligar três subestações (São Caetano do Sul, Ibiúna e Tijuco Preto), com passagem pelos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, permitindo que a cidade de São Caetano do Sul seja abastecida pela geração da usina hidrelétrica de Itaipu.
Sob investimento de R$ 1,1 bilhão, o empreendimento Riacho Grande visa aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia para a capital paulista e região do ABC. Com promessa de gerar 2 mil empregos durante a fase de obras, o projeto contempla a construção de 44,6 km de linhas de transmissão subterrâneas, 9 km de linhas aéreas, uma nova subestação (São Caetano do Sul) e a ampliação de duas existentes (Miguel Reale e Sul).
Segundo a ISA, para reduzir a interferência das linhas de transmissão no meio ambiente e em infraestruturas existentes, foram adotados alguns métodos construtivos especiais, como o alteamento de torres, áreas reduzidas de trabalho e de uso de guindastes, além de estudos e estratégias para definição de traçados.
Por conta desses métodos, a empresa implementou uma das maiores torres de transmissão do estado de São Paulo, com cerca de 120 metros de altura e 100 toneladas, próxima às margens da represa Billings.
Além disso, em fevereiro, com o avanço das obras, a ISA iniciou a instalação do maior transformador de potência em volume de sua história na Subestação São Caetano do Sul, que deve beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, ao aumentar a capacidade de atendimento à demanda de energia pelos próximos 30 anos. O sistema tem potência de 400 MVA.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025