A empresa de transmissão Isa iniciou a instalação do primeiro compensador estático síncrono FACTS (do inglês Flexible Alternating Current Transmission Systems), do tipo smart valves, no sistema elétrico nacional. A tecnologia, segundo a empresa, garante maior flexibilidade e estabilidade ao sistema de transmissão, redirecionando o fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para os mais ociosos.

Com a vantagem de postergar investimentos em novas obras e evitar a construção de novas linhas de transmissão, a solução proposta pela companhia foi aprovada pela Aneel em setembro de 2024 e está sendo instalada inicialmente na subestação Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A escolha pelo local foi para atender necessidade emergencial da região, em especial da demanda industrial por energia.

O planejamento é transferir o compensador para as subestações Votuporanga e São José do Rio Preto (SP) em 2027, para evitar obras adicionais envolvendo linhas de transmissão. Segundo a Isa, a iniciativa apoia a transição energética ao permitir rápida integração de fontes renováveis ao sistema elétrico.

Ainda segundo a Isa, entre os benefícios da tecnologia, além do redirecionamento do fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para outros mais ociosos, há otimização do uso das linhas de transmissão existentes, evitando a necessidade de obras convencionais.

Os dispositivos foram importados dos Estados Unidos e o investimento envolve cerca de R$ 75 milhões para a primeira fase em Ribeirão Preto, com custo adicional de R$ 15 milhões para o transporte e a instalação permanente dos equipamentos na segunda fase, contemplando a região de Votuporanga e São José do Rio Preto.



Mais Notícias EM



Eren e IVRI criam joint venture para atuar em biogás

A EBB vai desenvolver, investir, construir e operar projetos de biometano.

07/04/2025


GWM doa célula combustível a hidrogênio para a USP

Intenção é o RCGI, dentro da Poli-USP, usar equipamentos para pesquisas e aulas voltadas a carros elétricos movidos a célula de hidrogênio.

07/04/2025


Belo Monte evita 5,3 milhões de t de CO2 em 2025

Volume equivale a 1,1 milhão de carros a menos nas ruas por dia.

07/04/2025