A empresa francesa Nawa Technologies desenvolveu um novo eletrodo que promete aumentar consideravelmente a capacidade de armazenamento e o desempenho de todos os tipos de baterias, em especial as utilizadas em veículos elétricos. Para chegar à inovação, a empresa utiliza tecnologia de design patenteado de nanotubo de carbono alinhado verticalmente.
Também base de seus supercapacitores, a tecnologia, batizada de VACNT, é um eletrodo de carbono ultrarrápido que combina alta condutividade iônica – possível graças a uma nanoestrutura 3D – com alta condutividade elétrica e térmica, fornecida por seu arranjo de 100 bilhões de nanotubos por centímetro quadrado, todos alinhados verticalmente.
Segundo a empresa, essa nova geometria de eletrodo 3D pode resolver a grande maioria das restrições de desempenho enfrentadas pelos fabricantes globais de baterias, aumentando a energia da bateria em um fator 10, triplicando o armazenamento, quintuplicando o ciclo de vida e reduzindo o tempo de carregamento para minutos em vez de horas.
Atualmente, as principais limitações da energia da bateira, capacidade de armazenamento e ciclo de vida são o design e o material usados para o eletrodo. Com base em pós ineficientes, os eletrodos existentes têm baixa condutividade elétrica, térmica e iônica, junto com mau comportamento mecânico quando descarregados e recarregados. Além disso, esses materiais podem sofrer delaminação e degradação precoces.
Além disso, com os eletrodos respondendo por quase 25% do custo total da bateria e o mercado global de baterias de lítio atualmente valendo mais de US$ 35 bilhões, a Nawa acredita que seu novo design pode oferecer economias de custo significativas.
O eletrodo de carbono ultrarrápido é um sistema universal, disponível como primer para eletrodos existentes. Também está disponível como um eletrodo 3D completo (anodo ou catodo), onde a própria tecnologia serve como uma estrutura na qual o material de inserção de lítio pode ser revestido. A expectativa é que a tecnologia esteja comercialmente disponível, em produção, em 2023.
Mais Notícias EM
Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.
31/03/2025
Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.
31/03/2025
Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.
31/03/2025