O grupo de distribuição de energia Energisa e o governo do estado do Mato Grosso do Sul anunciaram que, a partir de julho, implementarão um programa de universalização de energia elétrica na região do Pantanal. Segundo comunicado do grupo de energia, a maioria das unidades consumidoras atendidas, hoje fora da rede, terão instalados microssistemas de geração solar fotovoltaica e de armazenamento da energia excedente em baterias.
Sob investimento de R$ 134 milhões da empresa, serão beneficiadas 2167 unidades consumidoras até 2022, o que representa em torno de 5 mil habitantes, espalhados por uma área de 90 mil km², nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Desse grupo, 77 famílias já foram atendidas por rede de distribuição convencional e agora 2090 serão atendidos por sistemas individuais cuja fonte de energia é solar.
A universalização do Pantanal teve início com um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D Aneel) da Energisa. Em uma primeira fase, a empresa realizou um censo da região, para colher informações socioambientais, analisar o ambiente regulatório e, por fim, diagnosticar o atendimento e o zoneamento. A pesquisa identificou aproximadamente 3,4 mil moradores que vivem na região isolada do Pantanal, sendo que 45% deste total são ribeirinhos.
Em 2018, começou a etapa piloto do projeto, em que 23 unidades, entre casas, escolas e propriedades rurais, espalhadas por quase 90 mil km², receberam sistemas de geração solar fotovoltaica e armazenamento de energia, atendendo a cerca de 100 pessoas. Foram beneficiadas populações de áreas de difícil acesso, nas margens do Rio Paraguai e em Taquari, Nhecolândia e Paiaguás.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024