Para auxiliar o mercado na avaliação da influência do preço na contabilização, a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou um simulador do impacto do PLD horário por ramo de atividade (ACL). A ferramenta, disponível no portal da CCEE, permite que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo diante do preço.

Além disso, é possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da flexibilidade contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo. A tecnologia é importante porque a implementação do PLD horário torna mais dinâmico, com os valores variando ao longo do dia, com possibilidade de ganhos ou perdas financeiras conforme a contratação de energia dos agentes, o que requer mais atenção no gerenciamento.

Para desenvolver o simulador, a CCEE utilizou dados públicos divulgados em relatórios da instituição. Com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados, é possível avaliar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão. Como o simulador considera o consumo e o preço de períodos anteriores, a Câmara alerta que os agentes devem procurar outras informações e dados para realizar análises que visam tomadas de decisão, sendo a ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025