A transmissora ISA Cteep convidou a EPE - Empresa de Pesquisa Energética para participar do projeto de P&D Aneel chamado “Planejamento integrado e flexível de sistemas de transmissão”. O objetivo da pesquisa é fomentar a preparação do planejamento da transmissão de energia elétrica frente à crescente entrada das fontes renováveis intermitentes e da geração distribuída e de tecnologias de armazenamento.

O acordo entre as empresas compreende o desenvolvimento de metodologias e o aprimoramento de ferramentas computacionais para auxiliar a avaliação do planejamento do sistema, considerando a análise de um portfólio de tecnologias que maximizem a flexibilidade da rede de transmissão. Além disso, está prevista a elaboração de propostas regulatórias para incentivar a adoção do portfólio mais eficiente e para assegurar a remuneração dos investimentos.

Iniciado em meados de 2020 e com duração de 24 meses, o projeto tem investimento previsto de aproximadamente R$ 5 milhões e conta, também, com a participação das empresas de soluções tecnológicas no setor de energia elétrica, como as consultorias PSR, HPPA e MRTS.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024