A transmissora ISA Cteep convidou a EPE - Empresa de Pesquisa Energética para participar do projeto de P&D Aneel chamado “Planejamento integrado e flexível de sistemas de transmissão”. O objetivo da pesquisa é fomentar a preparação do planejamento da transmissão de energia elétrica frente à crescente entrada das fontes renováveis intermitentes e da geração distribuída e de tecnologias de armazenamento.

O acordo entre as empresas compreende o desenvolvimento de metodologias e o aprimoramento de ferramentas computacionais para auxiliar a avaliação do planejamento do sistema, considerando a análise de um portfólio de tecnologias que maximizem a flexibilidade da rede de transmissão. Além disso, está prevista a elaboração de propostas regulatórias para incentivar a adoção do portfólio mais eficiente e para assegurar a remuneração dos investimentos.

Iniciado em meados de 2020 e com duração de 24 meses, o projeto tem investimento previsto de aproximadamente R$ 5 milhões e conta, também, com a participação das empresas de soluções tecnológicas no setor de energia elétrica, como as consultorias PSR, HPPA e MRTS.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025