O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) atualizou a plataforma de simulação em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator), que executa aplicações em sistemas elétricos. Instalada no Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT), o upgrade da plataforma ampliou a capacidade da instalação original do simulador, passando a ser o segundo maior da América Latina. Além disso, segundo o PTI-BR, o sistema permitirá uma representação mais fiel dos sistemas modelados.
O RTDS é um hardware computacional capaz de fazer simulações de sistemas elétricos em tempo real, possibilitando testar equipamentos nas mesmas condições de quando instalados em campo. Embora o foco do laboratório seja apoiar as atividades da usina de Itaipu, o AS.DT também atende demandas de outras empresas do setor elétrico.
A demanda pela atualização do equipamento surgiu, principalmente, em função do processo de modernização tecnológica de geradores de energia elétrica e da necessidade de executar novas bibliotecas desenvolvidas para a plataforma. A ideia é permitir que o simulador dê suporte durante o processo de atualização tecnológica da usina.
O novo RTDS tem maior capacidade de processamento, o que elimina um dos principais gargalos da versão antiga e permite realizar estudos e testes com maior fidelidade a sistemas reais. A nova versão portátil é mais robusta que o RTDS anterior e foi desenvolvida para possibilitar a representação de elementos de eletrônica de potência, como o HVDC (sistema de corrente contínua em alta tensão), que está ligado à usina e também passará por atualização.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024