A GE Renewable Energy desenvolveu uma solução robótica para inspeções subaquáticas de turbinas hidrelétricas. Com base em veículos submarinos operados remotamente (ROV) equipados com sensores e câmeras, a tecnologia é capaz de verificar áreas difíceis de serem alcançadas em qualquer tipo de turbina hidrelétrica, sem a necessidade de tirar o equipamento da água.

Segundo a GE, a nova metodologia de avaliação permite inspeções sob demanda e de alta qualidade com resultados equivalentes às inspeções visuais fora da água, sem a necessidade de que uma equipe entre no limitado espaço de uma turbina. Ainda segundo o grupo norte-americano, o projeto personalizado do ROV é o primeiro na área de avaliação de condições de hidrelétricas, “uma vez que a nova solução é capaz de realizar inspeções entre as palhetas do rotor de uma turbina em aberturas menores do que 200 mm”, diz a empresa em comunicado.

O sistema pode detectar os mesmos defeitos observados em uma inspeção visual convencional: erosão, cavitação, corrosão, marcas de impacto e presença de corpos estranhos. O processo de validação da solução foi realizado em cinco usinas hidrelétricas do Canadá, com inspeção de comportas de captação, turbinas verticais e horizontais e os portões de jusante.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024