O governo paulista lançou no dia 26 de junho o programa Cidades Inteligentes. Entre outras iniciativas de planejamento urbano sustentável, estão programados em uma primeira etapa investimentos de R$ 15 milhões para levar iluminação pública LED a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.
A ideia com os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED é torná-los porta de entrada para sistemas inteligentes. Com isso, será possível adotar sistemas de internet pública WiFi e conexão de diferentes serviços digitais por integração com as luminárias, com chips específicos para a comunicação. Além disso, segundo o governo do estado, a iluminação mais eficiente também visa garantir mais segurança no trânsito e facilitar o patrulhamento policial no período noturno.
Outra novidade é do programa é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024