A produtora de cloro-soda Unipar anunciou sociedade com a Atlas Renewable Energy para construção e operação de um parque de geração de energia solar fotovoltaica com capacidade de 239 MW e que será erguido em Pirapora, em Minas Gerais. A indústria química entra como sócia no empreendimento na figura de autoprodutora, o que reduz encargos para a grande consumidora de energia.

Com início das obras previsto para o fim do ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022, o acordo prevê um contrato de compra de energia (PPA) de longo prazo, 19 anos, de parte da energia com a própria Unipar.

O projeto, batizado de Lar do Sol Casablanca II, fornecerá o equivalente de energia a 261,6 mil residências. A previsão é de que o parque produza 1200 oportunidades de trabalho na localidade. Além disso, a geração deve evitar a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO2 por ano. O total de energia gerada para a Unipar será suficiente para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas.

A Atlas Renewable Energy tem 2,2 GW de projetos contratados em fase de desenvolvimento, construção ou operação, e pretende expandir em mais 4 GW nos próximos anos. A empresa foi fundada em 2017 e faz parte do Energy Fund IV, fundado pela Actis, um investidor de capital privado líder no setor de energia.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024