A produtora de cloro-soda Unipar anunciou sociedade com a Atlas Renewable Energy para construção e operação de um parque de geração de energia solar fotovoltaica com capacidade de 239 MW e que será erguido em Pirapora, em Minas Gerais. A indústria química entra como sócia no empreendimento na figura de autoprodutora, o que reduz encargos para a grande consumidora de energia.
Com início das obras previsto para o fim do ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022, o acordo prevê um contrato de compra de energia (PPA) de longo prazo, 19 anos, de parte da energia com a própria Unipar.
O projeto, batizado de Lar do Sol Casablanca II, fornecerá o equivalente de energia a 261,6 mil residências. A previsão é de que o parque produza 1200 oportunidades de trabalho na localidade. Além disso, a geração deve evitar a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO2 por ano. O total de energia gerada para a Unipar será suficiente para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas.
A Atlas Renewable Energy tem 2,2 GW de projetos contratados em fase de desenvolvimento, construção ou operação, e pretende expandir em mais 4 GW nos próximos anos. A empresa foi fundada em 2017 e faz parte do Energy Fund IV, fundado pela Actis, um investidor de capital privado líder no setor de energia.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024