A Eletrobras Furnas lançou no dia 9 de novembro edital para financiar projetos de startups. Batizado de Desafio Furnas Conecta – Startups, o orçamento total previsto é de R$ 3,3 milhões. A iniciativa é feita em parceria com o Senai do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Energy Future, hub digital de inovação do setor elétrico.

A meta do edital de chamada pública é identificar propostas inovadoras nas temáticas confiabilidade energética, hidrogênio verde e preço de energia. No primeiro, a ideia é apoiar projetos para desenvolvimento de novas tecnologias ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.

Já no tema de hidrogênio verde, a proposta é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de H2V, o que inclui aplicações energéticas e não-energéticas do hidrogênio. Por fim, o tema preços de energia visa o suporte a soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.

O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica e as soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future.



Mais Notícias EM



Engie assina contrato para comprar UHEs da EDP e da CTG

Negócio envolverá R$ 2,9 bilhões pela aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão.

31/03/2025


Distribuidoras não cumprem metas do Luz Para Todos

Levantamento do Idec aponta que empresas não estão universalizando serviços conforme estabelecido pelo programa federal.

31/03/2025


Projeto de hidrogênio verde da Vale é reconhecido na Europa

Mega hub para produção de HBI verde é em parceria com a Green Energy Park.

31/03/2025