A Dow Química assinou um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) com a geradora Casa dos Ventos para aquisição de parte da energia eólica que será gerada pela segunda fase do complexo Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, prevista para entrar em operação em 2023. O complexo tem ao todo 1038 MW e a primeira fase, com 504 MW, deve iniciar a operação ainda este ano.

O PPA tem prazo de 15 anos e a energia atenderá parte da demanda da unidade da Dow localizada em Cabangu, no município de Santos Dumont (MG). O acordo prevê a possibilidade de a indústria química fazer um investimento financeiro no parque eólico, entrando como sócia-minoritária na figura de autoprodutora de energia, o que lhe garante isenção de encargos de consumidor. O suprimento de 60 MW médios previstos no contrato deverá ser iniciado em janeiro de 2024.

A iniciativa faz parte da meta da Dow de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Atualmente, a companhia conta com 850 MW de capacidade de energia renovável contratada. Em outubro de 2019, a Dow já havia assinado um acordo com a Central Puerto para garantir o fornecimento de energia renovável para sua operação em Bahía Blanca, na Argentina. Em 2020, a companhia firmou PPA com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de energia solar para seu complexo fabril em Aratu, na Bahia.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024