A indústria nacional de transformação e reciclagem de plástico Valgroup assinou contrato de compra e venda de energia (PPA, na sigla em inglês) com a geradora de energia eólica Casa dos Ventos.  O acordo, com duração de 15 anos, garante volume de 25 MW médios para a indústria, o equivalente à metade do consumo de energia do grupo no Brasil.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos em Morro do Chapéu, na Bahia, previsto para 2023 e com 360 MW de capacidade. O acordo de fornecimento, que passa a valer a partir de julho de 2023, permite que a Valgroup entre como sócia minoritária do empreendimento, na figura de autoprodutora de energia, tendo como vantagem torná-la isenta de encargos tributários de consumidor.

O objetivo da Valgroup é aumentar a participação da energia renovável, já que o grupo tem meta de descarbonização, com várias ações de sustentabilidade. Recentemente, a empresa investiu em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos e também conta com linha automatizada de reciclagem de garrafas PET no Rio de Janeiro, com capacidade para processar 100 milhões de unidades por mês. Somada a outras duas plantas da Valgroup na Espanha e no México, a reciclagem de PET totaliza mais de 300 milhões de recipientes mensais recuperados.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024