A Copel - Companhia Paranaense de Energia instalou um sistema de automação na subestação Ponta Grossa, na região central do Paraná. Batizada de SASE 7, a solução gera informações para análise em tempo real do desempenho dos equipamentos, permitindo o gerenciamento dos ativos de forma centralizada.  Em caráter piloto, a experiência deve ser estendida a outras subestações do estado paranaense a partir do início de 2022.

De propriedade da Copel, a tecnologia SASE 7 gera um banco de dados sobre a operação dos equipamentos e das ocorrências na rede. Com isso, a equipe de operação e manutenção da companhia pode criar e consultar relatórios customizados, filtrando as informações para analisar situações do passado, do presente e realizar análises preditivas. 

Sem o sistema automatizado, segundo a Copel, o operador precisava interpretar uma série de alarmes para ações corretivas e havia maior demanda de tratamento para análise. Já o SASE 7 conta com interface gráfica e facilita a manipulação de dados pelo operador e pela equipe que planeja as manutenções, preparando o terreno para o uso da ciência de dados e outros fundamentos da indústria 4.0 no segmento de transmissão.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024