A espanhola Acciona Energía assinou acordo com a Casa dos Ventos para adquirir dois projetos eólicos em desenvolvimento, o Sento Sé I e II, na Bahia, que somados podem chegar até 850 MW de potência e envolver investimentos de 800 milhões de euros (R$ 5 bilhões aproximadamente, na cotação atual). A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes.
Os parques Sento Sé I e II estão em processo de obter as licenças de instalação, previstas para o próximo ano. A transação representa o primeiro investimento do grupo espanhol no mercado brasileiro de geração renovável. No País, a empresa já atua há mais de 20 anos em grandes projetos de infraestrutura, como o Terminal 2 do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e o sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Atualmente, a Acciona é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo.
Segundo comunicado da empresa, estão em análise outros projetos eólicos e solares fotovoltaicos no Brasil, inclusive por meio de novas negociações com a Casa dos Ventos. Com os dois parques eólicos na Bahia, a Acciona expande sua carteira de projetos de renováveis em desenvolvimento, atendendo a meta interna de dobrar de tamanho em energia e alcançar 20 GW de capacidade instalada até 2025, com base numa carteira de 9,8 GW em desenvolvimento avançado.
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024