A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica anunciou que vai criar uma certificação para assegurar a origem renovável da eletricidade usada para produção de hidrogênio verde no Brasil. A ideia da câmara é atuar de forma a atestar quais usinas estão fornecendo a energia empregada na produção do hidrogênio.

Por ter operação sistêmica do setor elétrico, a CCEE poderá avaliar os atributos mais diversos em seu processo para assegurar a origem da energia. Faz parte das possibilidades para a nova oferta da CCEE para o hidrogênio permitir que os compradores tenham a opção de selecionar o insumo certificado com menor custo para a produção do hidrogênio. Isso aumentaria a competitividade do Brasil frente a concorrentes globais de H2 verde, na avaliação da câmara.

O interesse está ancorado também na expertise da organização em atestar o uso de energia limpa no país. Um exemplo é a parceria da entidade com o Selo Energia Verde, primeira certificação focada na energia produzida a partir do bagaço da cana, concedida em parceria com a Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024