A agência paulista de fomento à pesquisa, a Fapesp, e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançaram chamada conjunta para apoiar projetos de pesquisa na área de valorização de resíduos urbanos e agroindustriais com aplicação em bioenergia. O edital faz parte do Bioen - Programa de Pesquisa em Bioenergia e recebe propostas até 31 de março de 2022.
Com reserva de R$ 13 milhões para apoiar os projetos aprovados, os interessados devem elaborar propostas de pesquisa em uma das cinco áreas temáticas da chamada: tratamento e pré-processamento de resíduos; desenvolvimento de rotas de conversão e aplicação de conceitos de economia circular com fins de redução do impacto ambiental; otimização dos sistemas regionais de coleta e tratamento com vista à produção de bioenergia; superação de barreiras culturais, institucionais e políticas para a implantação desses sistemas; e processos de produção e uso de biometano e hidrogênio a partir de biogás.
A chamada tem também cinco modalidades de apoio. Três são instrumentos de fomento a trabalhos de pesquisadores e as outras duas de fomento à inovação, com apoio voltado à pesquisa científica e tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em https://fapesp.br/15182/chamada-de-propostas-fapespbioen-pesquisas-em-valorizacao-de-residuos-urbanos-e-agroindustriais-para-bioenergia
Mais Notícias EM
Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.
09/12/2024
A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro
06/12/2024
Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu
06/12/2024