A Neoenergia iniciou a montagem dos primeiros aerogeradores do complexo eólico Oitis, localizado entre o Piauí e a Bahia, com capacidade instalada de 566,5 MW e 12 parques. Ao todo serão instaladas 103 turbinas, do modelo GE 158, de potência unitária de 5,5 MW, da norte-americana GE. Da capacidade instalada total dos parques, 96% estarão alocadas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). 

Com 125 metros de altura, os aerogeradores serão montados em duas etapas, em trabalho que dura em média seis dias e envolve cerca de 30 profissionais. Os componentes das turbinas, como pás de 83 metros e naceles, começaram a se​r entregues em dezembro.

Ao contrário da maior parte dos parques eólicos em construção, que se suprem de fornecedores locais de pás (Aeris e LM), as pás do complexo Oitis foram fabricadas na China e levadas de navio até o Porto de Suape (PE), de onde seguiram em carretas até o canteiro de obras, processo que leva aproximadamente 60 dias e precisa ser repetido 19 vezes. 

As obras do Oitis foram iniciadas em novembro de 2020, com antecipação de três meses em relação ao plano de negócios. Em dezembro de 2021, todas as 103 fundações dos aerogeradores foram concluídas. Estão avançando também a construção da subestação Oitis – que recebeu os seus três transformadores, com capacidade de 230 MVA em cada – e da linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão, ambos com tensão de 500 kV. Os dois empreendimentos ligarão os parques à subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 



Mais Notícias EM



Novo livro infantil trata dos riscos dos raios

Hélio Sueta, do IEE/USP, lança nesta quarta-feira em São Paulo obra ilustrada para crianças sobre os perigos das descargas atmosféricas e dicas de prevenção.

09/12/2024


Cemig vai fazer leilão para compra de energia convencional

A comercializadora do grupo quer energia para diversificar portfólio no certame previsto para 18 de dezembro

06/12/2024


Bônus de Itaipu vai reduzir conta de 78 milhões de consumidores

Redução será possível com liberação de R$ 1,3 bilhão do saldo positivo da conta Itaipu

06/12/2024